A física do Sono

😴 Em qual posição dormir?

NA EDIÇÃO DE HOJE, EM 5 MIN OU MENOS

No The Weekly Math de hoje, vamos ver:

  • 🛏️Como escolher um colchão?

  • 👨🏽‍⚖️Como a força gravitacional atua no seu sono?

  • 🩸O que são os vasos sanguíneos e pontos de pressão?

-Time editorial

Agora bora para a edição #42 de The Weekly Math!

THE WEEKLY MATH #42

Como a física pode te ajudar a comprar um colchão e dormir melhor.

🛏️ Você está cansado e quer se deitar. Mas, quando se prepara para dormir, não consegue encontrar uma posição confortável. Isso já aconteceu com você, certo?

E se, nos conceitos da física, existir uma forma correta de nos deitarmos para dormir, considerando a gravidade e ideias de pressão?

A física por trás do sono é um campo fascinante que afeta diretamente nossa qualidade de descanso e bem-estar. Para compreender melhor essa relação, é preciso mergulhar mais fundo nos princípios físicos que governam as forças e os materiais envolvidos.

Começaremos compreendendo o que é pressão.

Conceitualmente, ela é a razão entre a força aplicada e a área sobre a qual essa força atua. No contexto de uma pessoa deitada, a pressão é determinada pela força que o corpo exerce - devido à gravidade, sobre a área em que ela se encontra no colchão.

O que é pressão no nosso contexto?

Mas como essa força pode influenciar o sono desta pessoa? Uma vez que ela atua sobre o colchão e não sobre ela?

Ai que está!

A 3ª lei de Newton afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mas com sentido oposto.

A 3ª lei de Newton

A pressão é medida em Pascal (Pa), e o seu efeito no corpo humano pode ser sentido diretamente nos chamados pontos de pressão.

Um exemplo disso são os caminhões de carga, que têm mais rodas do que veículos comuns para haver mais pontos de distribuição de peso e pressão para suportar as mercadorias. Nosso corpo funciona da mesma maneira quando se deita, criando pontos de pressão onde nosso peso é repartido.

Quando o peso do corpo é distribuído de maneira desigual em um colchão, partes específicas, como ombros e quadris, suportam a maioria da carga. Isso resulta em áreas de alta pressão que podem interromper o fluxo sanguíneo e comprimir vasos.

Você já acordou com alguma parte do corpo formigando ou dormente? Essa é a explicação.

Um colchão com materiais de baixa resiliência, como espuma de memória, atua distribuindo essa pressão de forma mais uniforme, moldando-se ao corpo e aliviando essas áreas críticas.

Por outro lado, colchões de espuma viscoelástica, ou “espuma de memória”, se tornaram populares devido à sua capacidade de moldar-se ao corpo, distribuindo a pressão de maneira eficiente. Isso se deve às propriedades físicas da espuma, que responde ao calor e ao peso do corpo, amolecendo em áreas de maior pressão, aliviando o desconforto.

colchões muito firmes distribuem a pressão de forma menos eficiente, ao tenderem a manter o corpo suspenso em uma posição menos natural, o que pode exacerbar esses pontos de alta pressão. O ideal seria encontrar um equilíbrio entre firmeza e conformidade, ajustando o colchão ao contorno do corpo sem perder o suporte necessário.

Agora, você já sabe como escolher um bom colchão!

Mas, sabia que a gravidade também pode influenciar no seu processo do sono?

Todo mundo tem o senso comum de força gravitacional, é uma força que atua “nos puxando para baixo”. Ela continua exercendo essa função enquanto dormimos, resultando numa atração vertical que influencia a postura e o alinhamento da coluna vertebral. 

A força gravitacional e o sono

A posição em que dormimos determina como essa força afeta o corpo e, em particular, a coluna.

Quando deitamos de costas, por exemplo, a gravidade ajuda a distribuir o peso de maneira mais equilibrada, e um colchão que oferece suporte suficiente pode manter a coluna em uma posição neutra. No entanto, para pessoas com problemas respiratórios, como apneia do sono, essa posição pode aumentar a pressão sobre as vias aéreas, piorando a condição.

Dormir de lado, por sua vez, modifica como a gravidade atua no corpo. Nessa posição, a força gravitacional trabalha lateralmente, e sem o uso de travesseiros adequados para sustentar a cabeça e o pescoço, você pode acordar com muitas dores.

Dessa forma, da próxima vez que você sofrer de insônia ou acordar com dor na coluna, já sabe o que fazer!

E aí, o que achou desse conteúdo?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.

Todos nós estamos na sarjeta, mas alguns de nós estão olhando para as estrelas.

Oscar Wilde

NOSSO EDITORIAL SUGERE

Coisas que achamos por aí

  • 🗞️Um artigo mostrando a correlação entre um bom sono e desempenho nos estudos.

  • 🎬Um canal no Youtube que explora conceitos como esse para melhorar a produtividade.

  • 🗞️Um show de humor, mostrando os malefícios de não ter um bom sono.

PROGRAMA DE INDICAÇÃO

157 milhões de brasileiros não sabem matemática básica

🫵 Contamos com você para mudar esse cenário! Compartilhe conhecimento matemático divulgando esta publicação e ganhe prêmios.

  • 🔗Cada publicação tem um link único só seu (só procurar aqui embaixo).

  • 📩 Copie esse link e mande para amigos por WhatsApp, Instagram, Facebook ou encaminhe este e-mail.

  • 🎁 Você pode ganhar desde nossa publicação exclusiva de quinta-feira ('numbers.') até um iPhone 15!

Veja a lista completa no link abaixo:

Quer divulgar a sua marca? -  Fale com a gente.

Por hoje é só, obrigado pelo seu tempo, e até a próxima!