- The Weekly Math
- Posts
- Improvável
Improvável
É raro, mas acontece sempre
Nota aos Profissionais da Educação: Este texto é um excelente recurso didático para a abordagem prática de probabilidade.
- Time editorial
Tempo de leitura: 6 minutos
Probabilidade é um dos conceitos mais desafiadores da matemática, não por sua formulação, mas pela interpretação do que realmente representa.
Um evento com 80% de chance de acontecer pode ser difícil de entender: na vida real, algo acontece ou não. Isso fica ainda mais complicado quando falamos de eventos raros.
Aqui dois exemplos que mostram a dificuldade de interpretar eventos do tipo:
Na série Explicando, Bill Gates alerta sobre o que segundo ele seria o maior risco para civilização: uma pandemia. O episódio foi ao ar em novembro de 2019, em um momento em que boa parte da população não conhecia sequer o significado da palavra. Quatro meses depois, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarava o COVID-19 um problema global.
Em agosto de 2001, o FBI alertou o governo americano sobre um possível atentado nos EUA. Um documento revelava que 'informações indicam padrões de atividades suspeitas, consistentes com preparações para ataques, incluindo em prédios de Nova York'. Naquele momento, ataques do tipo não estavam entre as principais preocupações da população americana. Um mês depois, uma tragédia alteraria profundamente essa percepção.
Ambos os eventos podem ser considerados extremamente raros. No entanto, eles e muitos outros eventos raros aconteceram ao longo da vida de várias pessoas.
De acordo com a teoria da probabilidade, a chance de dois eventos independentes ocorrerem é a multiplicação das suas chances de ocorrerem separadamente.
Então, vamos supor que ambos os eventos (considerados independentes) sejam extremamente raros, com cada um tendo uma chance de uma em um milhão de ocorrer. A probabilidade de ambos acontecerem é calculada da seguinte maneira:
Esse número é quase insignificante. No entanto, quase desafiando a matemática, ambos os eventos aconteceram! Isso nos deixa com uma dúvida: como eventos tão improváveis ocorrem com tanta frequência?
Morgan Housel, em seu livro 'O mesmo de sempre', faz uma análise sobre eventos raros:
"Muitas coisas terríveis podem ser chamadas de eventos de cem anos. Um evento de cem anos não significa que acontece a cada cem anos. Significa que há cerca de 1% de chance de ocorrer em um determinado ano. Isso parece baixo. Mas, quando existem centenas de diferentes eventos independentes de cem anos, quais são as chances de que um deles ocorra em um ano dado? Bem altas."
Na teoria da probabilidade, a chance de pelo menos um de vários eventos mutuamente exclusivos ocorrer é calculada somando as probabilidades de cada evento individualmente. Assim:
E, como existem inúmeras possibilidades de eventos raros, mesmo que a probabilidade de cada um seja baixa, a probabilidade de que pelo menos um deles ocorra é bastante alta.
Como disse o físico Freeman Dyson:
"Durante o tempo em que estamos acordados e ativamente envolvidos em viver nossas vidas, aproximadamente por oito horas por dia, vemos e ouvimos coisas acontecendo à taxa de uma por segundo. Então, o total de eventos que nos acontecem é cerca de 30.000 por dia, ou cerca de um milhão por mês."
Por isso, devemos permanecer atentos aos eventos raros que acontecem todos os dias.
CITAÇÃO DE HOJE
SUGESTÃO DO NOSSO TIME
A recomendação de hoje vai para o livro que inspirou esta edição, 'O Mesmo de Sempre' de Morgan Housel. O livro, ao invés de fazer previsões para o futuro, que invariavelmente levam ao erro, nos convida a identificar padrões usando 23 pequenas histórias sobre coisas que nunca mudam.
Amazon⎜Reprodução
Por hoje é só, obrigado pelo seu tempo, e até a próxima!