- The Weekly Math
- Posts
- O bolo perfeito
O bolo perfeito
🎂 Expansão térmica na cozinha
MINERVA MATH ACADEMY RESEARCH
🔹Para começar…
Nosso time está comprometido em tornar a assinatura PRO ainda mais acessível.
Interessado? Então responda algumas perguntinhas rápidas nesse link aqui.
NA EDIÇÃO DE HOJE, EM 5 MIN OU MENOS
No The Weekly Math de hoje, vamos ver:
⏳O motivo do seu bolo não ter saído como você planejava.
♨️O que é expansão térmica?
🎂Como fazer um bolo fofinho usando física?
-Time editorial
Bora para a edição #44 de The Weekly Math!
THE WEEKLY MATH #44
A física pode te ajudar a entender como se faz o bolo perfeito!
🥣 Se você já tentou fazer um bolo pela primeira vez, provavelmente errou o ponto do forno e acabou o queimando, ou ele simplesmente não cresceu o suficiente — e não era por falta de fermento.
E se eu te disser que, além da sua falta de habilidade na cozinha, esse fenômeno acontece devido à expansão térmica?
Ela ocorre quando substâncias aumentam de volume ao serem aquecidas. O calor faz com que as moléculas da substância se movam mais rapidamente, aumentando a distância entre elas.
Para entender melhor, lembraremos do fermento que usamos na massa do bolo, para fazê-lo crescer.
Quando o bolo está no forno, o calor faz com que o fermento produza dióxido de carbono (CO₂). Esse gás se expande à medida que a temperatura aumenta, criando pequenas bolhas na massa. Como resultado, a massa inflada pelas bolhas de ar começa a crescer, o que dá ao bolo sua textura macia e deliciosa!
Além da expansão dos gases, o calor também faz com que os ingredientes líquidos na massa, como água e leite, evaporem. Esse vapor (em especial o da água) também ajuda no crescimento do bolo, uma vez que o vapor se expande e contribui para a formação de bolhas.
Ao mesmo tempo, o glúten presente na farinha ajuda a manter a estrutura da massa, segurando as bolhas de ar em seu lugar até que o bolo esteja totalmente assado.
Ao final, quando a temperatura atinge um ponto no qual a massa começa a se solidificar, a expansão para e o bolo “fixa” o seu volume final.
Na matemática, esse processo pode ser expresso pela fórmula:
A temperatura também é essencial para o sucesso desse processo.
Se o forno estiver muito frio, o bolo não cresce adequadamente, pois o gás não é produzido rápido o suficiente, e o bolo pode ficar denso e sem leveza.
Por outro lado, se o forno estiver muito quente, o bolo pode crescer muito rápido e depois murchar, porque a estrutura interna da massa não teve tempo de se formar corretamente antes de o gás escapar. (Além do fato de que seu bolo pode queimar).
Então, a temperatura correta do forno é uma questão de equilíbrio, permitindo que a expansão térmica ocorra de maneira controlada, dando tempo ao bolo para crescer e fixar sua estrutura.
A expansão térmica está presente de outras formas no nosso dia a dia. Um exemplo, as latas de bebida, ao serem aquecidas, se expandem com o líquido dentro, fazendo a lata ficar estufada. Ao longo do tempo, portas de madeira expostas ao sol se expandem e começam a emperrar ao abrir.
Portanto, da próxima vez que você fizer um bolo, lembre-se de que cada passo — do preparo da massa ao momento que ela cresce no forno — está imerso em conceitos físicos.
A expansão térmica, muitas vezes associada a materiais sólidos e industriais, é um dos fatores chave para transformar sua massa líquida em um bolo fofinho e delicioso (de preferência, com bastante calda de chocolate).
E aí, o que achou desse conteúdo? |
A hora é sempre certa para fazer a coisa certa
Martin Luther King
NOSSO EDITORIAL SUGERE
Coisas que achamos por aí
🥣Uma receita para você fazer no seu tempo livre
🍽️Uma explicação de alguém que entende de culinária
🗞️Um artigo sobre o assunto, para quem quer entender mais.
Quer divulgar a sua marca? - Fale com a gente.
Por hoje é só, obrigado pelo seu tempo, e até a próxima!